Aripuanã
Aripuanã; Projeto Judô Yawara abre 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes da Escola Jari Edgar Zambiasi
Compartilhe:
Disciplina, ética e respeito ao próximo. Esta é a base do Judô, prática milenar que inspirou o Projeto Judô Yawara, uma iniciativa apoiada pela Nexa e que será oferecida aos alunos da Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi, em Aripuanã. As inscrições para o projeto de iniciação ao judô estarão abertas a partir do dia 7 de maio e deverão ser feitas na secretaria da escola, de segunda a sexta, de 7h00 às 11h e de 13h às 17h. São 50 vagas gratuitas para crianças e adolescentes matriculados do 5º ao 9º ano, de ambos os sexos, sendo 25 vagas para o período matutino e 25 vagas para o vespertino.
As vagas serão preenchidas em ordem de chegada, tendo como única exigência a faixa etária permitida. No ato da inscrição, é necessário ter em mãos o documento de identidade do aluno e dos responsáveis. O projeto, que ainda inclui a entrega gratuita de kits com quimonos e faixas, está inserido no eixo de atuação Infância e Juventude da estratégia de projetos sociais adotada pela Nexa e contribui com o desenvolvimento social de crianças e jovens.
As aulas de judô serão ministradas pelo professor – ou “Sensei”, como são chamados os professores e mestres nas artes marciais – Rubens Sedor. As atividades do projeto iniciam a partir do dia 14 de maio. O treinamento será realizado em turmas mistas, às terça e quintas-feiras, das 7h30 às 9h, e 13h30 às 15h, em um espaço equipado com tatames para a prática esportiva na própria escola.
Conforme explica o Sensei Rubens Sedor, o objetivo é integrar educação e prática esportiva, proporcionando disciplina aos alunos. “O esporte, assim como a cultura, é um instrumento fundamental para complementar a educação oferecida nas escolas. A prática do judô irá contribuir no desempenho dos alunos, pois irá colaborar com a concentração deles em sala de aula. O projeto também prevê o acompanhamento do desempenho escolar e o convívio familiar”, esclareceu.
“Nosso maior objetivo é utilizar o judô como um instrumento educacional. Com disciplina, ética e respeito ao próximo, o projeto tem papel fundamental na formação desses alunos. Unir o esporte com a educação é fundamental.”, enfatiza Sabrina Tenello, analista de Projetos Sociais da Nexa.
Sobre o Judô
Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o judô é o esporte mais adequado para crianças e jovens de quatro a vinte anos, já que promove uma educação física integral. O esporte permite, por meio do conhecimento e prática regular do mesmo, o aprimoramento de todas as possibilidades psicomotoras: localização espacial, perspectiva, ambidestra, lateralidade, jogar, puxar, empurrar, rastejar, pular, rolar, cair, coordenação conjunta e independente de ambas as mãos e pés, dentre outras. Além da integridade física, a prática esportiva se torna aliada aos benefícios sociais, pois promove valores de amizade, participação, respeito mútuo e competitividade.